Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Plano de aula Suéle Cristina, 2° magistério

Plano de aula:
3 serie do ensino fundamental

tema: português e interpretação.
Objetivos: trabalhar como esta a interpretação e escrita dos alunos.

Metodologia:

13:30: acolhida dos alunos, com livro de leitura.
13:45: ensinar uma musica para que eles possam se integrar a sala de aula:
Boneca de Lata
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o ombro no chão...
Levou mais de duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali,
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...
Minha boneca de lata bateu o outro ombro no chão...
levou mais de três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali
Desamassa aqui, desamassa ali pra ficar boa...

13:50: passar o seguinte texto: “Uma casa sonolenta.”observar
como esta a leitura de cada um.
A CASA SONOLENTA

Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Nessa cama tinha uma avó, avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima da avó roncando, numa cama aconchegante , numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando, em cima do menino sonhando , em cima da avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima desse cachorro tinha um gato, um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormindo, em cima de um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa cama aconchegante, numa casa sonolenta onde todos viviam dormindo.
Em cima desse rato tinha uma pulga...
Será possível? Uma pulga acordada, em cima de um rato dormindo, em cima de um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando,em cima de uma avó , numa cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Uma pulga acordada, que picou o rato, que assustou o gato, que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, que deu um susto na avó , que quebrou a cama, numa casa sonolenta onde ninguém mais estava dormindo.

14:10: pedir para que no caderno respondam as seguintes perguntas:

1-O que estava acontecendo na casa ?
2-Quem era os personagens da historia?
3-quer estava acordada na casa?encima do que?
4-o personagem que estava acordada causou toda uma confusão o que ela tinha feito?
5- No final da historia alguém dormia? Por que?

14-45: fazer um desenho representando a casa sonolenta:

15:10:pedir para que cada um crie um historia contando algo, depois pedir para que cada um leia seu texto para a turma(trabalharemos nesse momento a escrita, criatividade e integração.)

15:45: lanche
16:00:trabalhar matemática :
trabalharemos antecessores e sucessores, soma, e gráficos.

17:00: Ed. Física.
Dar o jogo de cassador a turma, para trabalhar a atenção e coordenação motora.

17:30: saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
Profa Cristina e alunas/os do curso de Formação de Docentes do Núcleo de Dois Vizinhos - Paraná