Plano de Aula
Tema e disciplina: Ciências - Meio Ambiente – Aquecimento Global
Objetivos:
Metodologia:
13:30 – Apresentação do professor e do tema que será trabalhado;
13:40 – Leitura de um texto sobre aquecimento global (sublinhar o texto sem orientação do professor)
14:30 – O professor pede para alguns alunos lerem o que sublinharam e re-escreve no quadro os principais assuntos.
15:00- Os alunos devem criar um acróstico com a palavra-chave QUEIMADAS;
15:45 – Intervalo;
16:00 – Pedir para que os alunos façam uma história relacionada ao meio ambiente usando recortes de revistas ou de jornais.
16:30- Colar no mural da escola as histórias feitas anteriormente com recortes.
16:45- Reprodução de um pequeno filme sobre a importância de preservar o planeta.
17:25- Agradecer os alunos pela atenção e participação nas atividades e término das atividades.
Anexos:
QUEIMADAS
A dimensão das queimadas na região tropical tem provocado preocupação e polêmica em âmbito nacional e internacional. Elas estão em geral associadas ao desmatamento e a incêndios florestais, e, no caso do Brasil, onde ocorrem mais de 200 mil por ano, as pesquisas indicam que as queimadas são, na maioria das vezes, uma prática agrícola generalizada. Aproximadamente 30% delas ocorrem na Amazônia, principalmente no sul e sudeste da região.
O Brasil é um dos únicos países do mundo a dispor de um sistema orbital de monitoramento de queimadas absolutamente operacional. Dezenas de mapas de localização são gerados por semana, durante o inverno, e, neste trabalho, são apresentados dados quantitativos do monitoramento orbital das queimadas ocorridas na Amazônia. O monitoramento é fruto de uma colaboração científica multiinstitucional, envolvendo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Núcleo de Monitoramento Ambiental - NMA/EMBRAPA, a Ecoforça - Pesquisa e Desenvolvimento e a Agência Estado (AE). Os resultados estão sendo obtidos graças ao estudo diário de imagens dos satélites norte-americanos da série NOAA, de responsabilidade da U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration.
O impacto ambiental das queimadas preocupa a comunidade científica, ambientalistas e a sociedade em geral, pois elas afetam diretamente a física, a química e a biologia dos solos, alterando, ainda, a qualidade do ar em proporções inimagináveis. Também interferem na vegetação, na biodiversidade e na saúde humana. Indiretamente, as queimadas podem comprometer até a qualidade dos recursos hídricos de superfície. Várias pesquisas científicas recentes estão ajudando a compreender a real dimensão deste impacto, em particular no caso da Amazônia.
IMPACTO AMBIENTAL DAS QUEIMADAS
O impacto ambiental das queimadas é um tema preocupante, pois envolve a fertilidade dos solos, a destruição da biodiversidade, a fragilização de agroecossistemas, a destruição de linhas de transmissão e outras formas de patrimônio público e privado, a produção de gases nocivos à saúde humana, a diminuição da visibilidade atmosférica, o aumento de acidentes em estradas e a limitação do tráfego aéreo, entre outros.
As queimadas interferem diretamente na qualidade do ar, na física, na química e na biologia dos solos, na vegetação atingida pelo fogo e indiretamente podem afetar os recursos hídricos.
São muitos os tipos de queimadas, envolvendo vegetações diferentes. Uma pastagem adubada pode gerar determinados gases, em particular óxidos nítricos, em quantidade muito superior a de uma pastagem que não recebeu fertilizantes.
As condições meteorológicas (presença de vento, temperatura ambiente), o relevo e a hora da queimada são condicionantes da temperatura atingida pelo fogo e do tempo necessário para a queima total do material vegetal disponível.
Em função da temperatura e do tempo, os gases gerados podem ter uma natureza muito diferente (mais ou menos oxidados). O mesmo ocorre no tocante à biologia do solo. Em função da hora da queimada (de dia ou de noite, ao meio-dia ou ao entardecer...), as reações fotoquímicas ao nível das emissões gasosas serão diferenciadas.
Não é possível generalizar sobre os impactos ambientais das queimadas, nem na Amazônia, nem no Brasil. Mas o fato da maioria das queimadas praticadas no Brasil ser de natureza agrícola, indica uma pequena contribuição de suas emissões de carbono no problema do efeito estufa. A maioria do carbono emitido pelas queimadas no inverno é retirado da atmosfera no verão, quando a vegetação está em fase de crescimento.
Dada a complexidade do tema e o caráter agrícola dominante das queimadas pode-se perguntar qual o custo-benefício dessa tecnologia da era neolítica utilizada amplamente pela agricultura brasileira. Nesse aspecto os contrastes nacionais são enormes. Um exemplo basta para ilustrar essa situação. São Paulo e Paraná respondem por quase 50% da produção agrícola nacional e contribuem em média com 2% das queimadas. Já o Mato Grosso, sozinho, contribui com quase 20% das queimadas do País (o dobro do total das regiões Sul e Sudeste juntas) para uma produção agrícola muito limitada.
Objetivos: explicar as crianças sobre como preservar e melhorar nosso planeta,para que eles próprios saibam que o futuro deles está sim em risco
Saber que se começarmos a ensinar para eles a situação do nosso planeta através da escola talvez ele se interesse pelo assunto e queira mudanças rápidas
Expor de forma educacional que o planeta sofre cada dia mais com queimadas, destruição, calor intenso e desaparesimento das florestas.
Um blog feito para turmas de Formação de Docentes e para todos que se interessam sobre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, como uma ferramenta do processo ensino-aprendizagem.
Pesquisar este blog
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Arquivo do blog
-
▼
2010
(48)
-
▼
setembro
(28)
- plano de aula: jessica farinello
- plano de aula; jessica regina
- plano de aula:Catiane soares
- Plano de Aula - Denise
- Andressa Rodrigues
- Plano de aula...Dalet kelly
- Plano de Aula (Karine)
- andressa
- Maikely Luana Feliceti 2° Formação de Docentes.
- Plano de aula carliane 2°magisterio
- Plano de aula adriana 2° magisterio
- Plano de aula maria 2° MAGISTERIO
- Plano de aula Suéle Cristina, 2° magistério
- plano de aula Diana
- Plano de aula Jaine
- Plano de Aula- Helen Junara 2º Magistério
- Plano de aula Giovani 2° magistério
- plano de aula luana
- plano de aula Carolai
- plano de aula katiane
- plano de aula:katieli
- plano de aula julinei
- Plano de aula Thaynara
- Plano de aula Giseli Miglioranza
- Plano de aula Fernanda
- Plano de Aula Ramicieli
- Plano de aula Marlu Caroline
- Plano de Aula de Camila Montegutti
-
▼
setembro
(28)
Quem sou eu
- RedeDoSaber
- Profa Cristina e alunas/os do curso de Formação de Docentes do Núcleo de Dois Vizinhos - Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário