O que é índio?  Um índio não chama nem a si mesmo de índio esse nome  veio trazido pelos colonizadores no séc. XVI. O índio mais antigo desta terra  hoje chamada Brasil se autodenomina Tupy, que significa "Tu" (som) e "py" (pé),  ou seja, o som-de-pé, de modo que o índio é uma qualidade de espírito posta em  uma harmonia de forma. 
Qual a origem dos índios?  Conforme o mito Tupy-Guarani, o Criador, cujo  coração é o Sol, /tataravô desse Sol que vemos, soprou seu cachimbo sagrado e da  fumaça desse cachimbo se fez a Mãe Terra. Chamou sete anciães e disse: ‘Gostaria  que criassem ali uma humanidade’. Os anciães navegaram em uma canoa que era como  cobra de fogo pelo céu; e a cobra-canoa levou-os até a Terra. Logo eles criaram  o primeiro ser humano e disseram: ‘Você é o guardião da roça’. Estava criado o  homem. O primeiro homem desceu do céu através do arco-íris em que os anciães se  transformaram. Seu nome era Nanderuvuçu, o nosso Pai Antepassado, o que viria a  ser o Sol. E logo os anciães fizeram surgir da Águas do Grande Rio  Nanderykei-cy, a nossa Mãe Antepassada. Depois eles geraram a humanidade, um se  transformou no Sol, e a outra, na Lua. São nossos tataravós. 
Esta história revela o jeito do povo indígena  de contar a sua origem, a origem do mundo, do cosmos, e também mostra como  funciona o pensamento nativo. Os antropólogos chamam de mito, e algumas dessas  histórias são denominadas de lendas. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário