Caros colegas, a Educação Indígena no Brasil está sendo desenvolvida e consolidada com base nos princípios estabelecidos no estudo que fizemos sobre o bilinguismo. São informações sobre o assunto:
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, os historiadores estimam que aqui houvesse uma população de 6 milhões de índios falando mais de 1300 línguas. Dados mais recentes informam sobre a existência de 218 povos indígenas falando 180 línguas e dialetos nativos conhecidos. Já foram menos e hoje se estima que representam pelo menos 1% da população brasileira.
A Constituição Brasileira de 1988, em vigor, avançou na garantia de direitos dos indígenas em relação às terras que ocupam e de manutenção de suas identidades diferenciadas, preservando suas línguas, suas culturas, tradições e modos de ser e de pensar. Isto, porém, não significa a inexistência de conflitos de terras indígenas e de quem questione o respeito e garantia de direitos a estes povos.
A legislação e as políticas públicas para enfrentamento destas questões vêm sendo alteradas de forma significativa. e onde se observam as maiores mudanças é na educação escolar indígena.
Surgiram projetos em diversos pontos do país específicos pra a realidade sociocultural e histórica dos povos indígenas marcados pelos princípios da interculturalidade e bilingüismo proposto no tema analisado neste Seminário. O novo paradigma inspirou o MEC- Ministério de Educação a criar programas específicos a partir de um novo paradigma educacional de respeito à intercuturalidade, ao multilinguismo e à etnicidade.
As ações desenvolvidas foram:
a) Formar os próprios índios como professores de suas comunidades;
b) Programas diferenciados para formação de indígenas;
c) Produção de materiais bilíngues e na língua nacional; adequação de currículos e calendários á realidade de cada povo indígena.
Dados de 2002 demonstravam que naquela época já havia no Brasil 1392 escolas indígenas onde lecionam 3059 professores índios e 939 não – índios atendendo a aproximadamente 93 mil alunos indígenas.
A educação indígena brasileira fundamenta-se no respeito e no conhecimento da história dos diferentes povos, propiciando processos de resgate e de valorização dos saberes e das práticas tradicionais destes povos.
Fonte:BRASIL.Ministério da Educação.O Governo Brasileiro e a Educação Escolar Indígena 1995-2002.
Um blog feito para turmas de Formação de Docentes e para todos que se interessam sobre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, como uma ferramenta do processo ensino-aprendizagem.
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quinta-feira, 21 de outubro de 2010
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