Colégio Estadual Leonardo da Vinci- ensino médio,normal e profissionalizante
Plano de Aula
Nome°Andressa Wisoski, Diana C.
N°04,11
Prof.°Cristina
Dois Vizinhos- PR 2010
PROJETO
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências e Educação Ambiental (seres vivos).
JUSTIFICATIVA: Esse tema possibilita a ampliação do conhecimento dos animais do Brasil como foco a preservação do meio ambiente, possibilitando a reflexão sobre animais.
OBJETIVOS -Oportunizar a construção de conhecimentos sobre alguns animais, e suas características principais.
Metodologia:
13:30: Chegada e apresentação aos alunos, comentar a respeito do estágio de regência, e o tema a ser estudado “Ciências e educação ambiental”
13:45: Começamos com a classificação:
• Mamíferos (peixe-boi, tatu, tamanduá, onça pintada, lobo guará, lontra, jaguatirica, veado).
• Répteis (jacaré, tartaruga).
• Aves: (tucano, arara).
• Peixes (boto).
14:15: Rodas de conversa
Durante a roda de conversa perguntar, por exemplo, quem conhece o tamanduá? Ele é grande ou pequeno? Tem rabo? Pêlo longo ou curto? Morde? Tem dentes? Ele é parecido com qual outro animal? Ele voa? Ele vive na terra? Na água? Enfim, procurar as características principais.
• Mamíferos (peixe-boi, tatu, tamanduá, onça pintada, lobo guará, lontra, jaguatirica, veado).
• Répteis (jacaré, tartaruga).
• Aves: (tucano, arara).
• Peixes (boto).
14:15: Rodas de conversa
Durante a roda de conversa perguntar, por exemplo, quem conhece o tamanduá? Ele é grande ou pequeno? Tem rabo? Pêlo longo ou curto? Morde? Tem dentes? Ele é parecido com qual outro animal? Ele voa? Ele vive na terra? Na água? Enfim, procurar as características principais.
14:45:Através de livros, revistas,fazer recortes de animais, para uma produção textual.
15:15: cantigas referentes a animais (CD "arca de noé").
15:30:intervalo
15:45:Produzir cartazes referentes aos animais trabalhados. EX:tatu, onça pintada ,etc.
16:15:Produzir ( desenhos, dobraduras, pinturas, etc)
16:45:Confecção de um livro sobre os animais(onde cada um ira escolher 5 animais)
17:30:Saída dos alunos.
Referencias: Apostilas, livros e internet.
Recursos:revistas, livros, cartolina, lapis, cola, borracha, tesoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário