Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Plano de aula Marlu Caroline

Plano de aula

Tema:Coordenação motora.

Disciplina: Educação física.

Conteúdos: Movimento do corpo; equilíbrio; manipulação e locomoção.

Objetivos:
· Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
· Se Equilibrar em diferentes situações, com ou sem deslocamento;
· Melhorar o desempenho na execução de atividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.

Metodologia:

13h30min: Apresentação, calendário e chamada.

13h45min : Bola do túnel: Divididas em igual número, os alunos formam duas colunas. Manterão com tronco flexionado para frente e com as pernas ligeiramente afastadas. Ao primeiro jogador de cada coluna entregar uma bola.
Dado o sinal de início, o primeiro jogador de cada grupo passará a bola por entre as pernas, entregando ao seu companheiro imediato ou fazendo rolar. Os demais ao receberem a bola irão passando do mesmo modo. Em chegando ao último jogador, este, segura, sai correndo e vai ocupar o lugar à frente da coluna. Assim sucessivamente.


14H30min: Bola entre as pernas : Os alunos a linha de partida com as mãos sobre o joelho. O professor coloca por trás dos alunos com uma bola. Devagar lança, rasteira, na frente da turma. O primeiro aluno que alcançar o professor será o novo lançador e dará continuidade ao jogo.

14h45min: Tomar água e descansar um pouco

14h55min: Abrir a porta: Os jogadores de mãos dadas formam um círculo, exceto um que ficará fora.
Dado o sinal, o jogador que está fora do círculo correrá e gritará: janelinha, janelinha, portinha campainha. Nesse momento ele bate nas costa de um dos colegas, este terá que sair e tentar pegar o colega, enquanto ele tenta pegar o lugar deixado pelo colega.

15h45min:Lanche

16h00min:O osso do cachorro: Os alunos em círculo em silêncio, menos um que ficará afastado escondido.
O professor escolherá um aluno para ser o cachorro, quando o aluno afastado retornar ele pegará um objeto dado pelo professor simbolizando um osso e passará mostrando um a um. Ao chegar ao aluno escolhido (cachorro) este terá que imitar um latido de cão bem alto, fazendo o colega se assustar. Logo o aluno toma o lugar e a brincadeira continua até todos participarem.

17h00min:Brinquedo livre: Liberar os alunos para brincar livremente no pátio.


Referências:
http://www.google.com.br/educacaofisica

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Plano de Aula de Camila Montegutti

Tema/Disciplina: Matemática


Objetivos:
-> Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia;
-> Conhecer e representar os numerais de 0 a 9;
-> Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais);
-> Construir o conceito de dezena;
-> Resolver situações problemas;
-> Saber adição simples;
-> Reconhecer o símbolo da adição ( + );
-> Reconhecer o símbolo da subtração ( - );
-> Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder;
-> Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás;
-> Construir e representar formas geométricas;
-> Ler e interpretar problemas;


Metodologia e Recursos:

-> 13h30min – Apresentar-se.
-> 13h35min – Aprender e cantar à cantiga -> A galinha do vizinho bota ovo amarelinho e dez indiozinhos.
-> 14h00min – Atividades de adição.
-> 14h45min – Atividades de raciocínio. (Ligar as figuras com o número, descobrir palavras usando os números...)
-> 15h30min – Contar juntos os números até 100.
-> 15h45min – Recreio.
-> 16h00min – Desenhar seus familiares e dizer a idade deles.
-> 16h30min – Atividades com matérias concretos.
-> 17-00min – Colorir os números de 1 a dez (1 dezena)


Referências:

http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/10/atividade-de-matemtica-para-sries.html

http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=64

http://cantinhodaprodenise.blogspot.com/2008/09/atividades-para-1-srie-cont.html

http://www.moderna.com.br/projetopitangua/docs/ativ_mat2_uni1.pdf

http://canalpedagogico.blogspot.com/2009/08/atividades-de-matematica.html

terça-feira, 8 de junho de 2010

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogos” e “brincar”. E neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimento, isto oportuniza a aprendizagem do individuo. A introdução do lúdico na vida escolar do educando é uma maneira muito eficaz de repassar pelo universo infantil para imprimir-lhe o universo adulto, nossos conhecimentos e principalmente a forma de interagirmos. O ato de brincar estimula o uso da memória que ao entrar em ação se amplia e organiza o material a ser lembrado, tudo isto esta relacionado com aparecimento gradativos dos processos da linguagem que ao reorganizarem a vivencia emocional e eleva a criança a um nível de processos psíquicos.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da
identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se
comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde, representar determinado
papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas
brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades
importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.
Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da
interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais.
(LOPES, 2006,)

Fonte: www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0358.pdf em 08/06/2010

ESTILOS DE APRENDIZAGEM

A maneira mais simples e comum de identificar estilos de aprendizagem diferentes baseia-se nos sentidos. Normalmente denominado modelo VAK (de Visual-Auditory-Kinesthetic), essa estrutura descreve os alunos como visuais, auditivos ou cinestésicos. Os alunos visuais processam melhor as informações visuais; os alunos auditivos têm um melhor entendimento pela audição; e os alunos cinestésicos/táteis aprendem pelo toque e pelo movimento. Um estudo realizado pela Specific Diagnostic Studies revelou que 29% de todos os alunos de escolas de ensino fundamental e médio são visuais, 34% são auditivos e 37% aprendem mais por modos cinestésicos/táteis (Miller, 2001).

Estilos de aprendizagem VAK

Visual: Figuras, vídeos, ilustrações, diagramas, gráficos, modelos ( Procurar figuras de máquinas simples em jornais ou filmes. )

Auditivo: Palestra, gravação, leitura de artigos, música, verbalização, questionamento (Ouvir e observar um operário explicar como ele usa máquinas simples no trabalho. )

Cinestésico: Atuação, representação, modelagem em argila (Modelar uma máquina simples em argila.)


Existem inúmeros inventários e questionários online para ajudar as pessoas a determinar seu estilo de aprendizagem preferido. Embora a maioria não seja cientificamente confiável, eles proporcionam uma visão sobre as preferências de aprendizagem. Os professores devem ter cuidado ao deixar os alunos fazerem uma auto-avaliação de seus estilos de aprendizagem. Os pesquisadores Barbe, Milone e Swassing (citados em Cotton, 1998) afirmam que as preferências dos alunos não são necessariamente a área em que eles são mais fortes. Além disso, nem todos os estilos de aprendizagem são necessariamente apropriados para todos os tipos de conteúdo. Embora seja possível aprender algo sobre como dirigir um carro ao se observar ou ouvir alguém discutindo o assunto, poucos de nós queremos pegar uma carona com pessoas que não tiveram aulas práticas em um automóvel. Para escolher os métodos de ensino com base em estilos de aprendizagem sensitivos, é necessário um conhecimento profundo do assunto e bom discernimento do professor.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Atividade para 2º Ano: Elaborar Roteiro de Observação na Escola de Educação Especializada (APAE)

Cabeçalho
Explicar quem somos, qual curso, instituição e objetivo da visita à escola.

Histórico
1 – Como e porque surgiu esta instituição.

Área de Atuação
2- Quais alunos atende / perfil dos alunos.
3- Sistemas de atendimento à família.
4- Inclusão na escola regular.
5- Inclusão no mundo do trabalho.

Estrutura Organizacional

6- Os profissionais e suas especialidades.
7- Número de alunos por professor.
8- Conselhos Escolares.
9- Sustentabilidade Institucional.

Quem sou eu

Minha foto
Profa Cristina e alunas/os do curso de Formação de Docentes do Núcleo de Dois Vizinhos - Paraná