Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012



MANUAL PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Curso: Formação de Docentes

PROFESSORA CRISTINA SCHUASTZ

1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1.1 CAPA
Parte externa do volume contendo a identificação do trabalho, o nome da Instituição responsável, curso, tipo de trabalho e título, o nome do estagiário, local e ano de apresentação.
1.2 FOLHA DE ROSTO
Folha principal de identificação do trabalho, contendo os seguintes elementos: Instituição, autor, tema, nota indicando a natureza do trabalho, local e data .
1.3 DEDICATÓRIA
Elemento opcional constitui-se na homenagem a alguém (familiares, amigos ou outros). Apresenta-se em folha distinta, sem titulação e formatada conforme Figura .
1.4 AGRADECIMENTOS
Devem ser mencionadas pessoas e/ou instituições que colaboraram direta ou indiretamente para a realização das atividades de estágio.
1.5 EPÍGRAFE
É opcional, e refere-se a uma citação escolhida pelo autor para destacar em seu trabalho. Deve ser apresentada entre aspas tendo abaixo a indicação de autoria.
1.6 SUMÁRIO
É a enumeração das principais divisões ou seções do trabalho, na ordem em que a matéria nele se sucede.
As divisões são grafadas exatamente como aparecem no texto .
1.7  RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
O resumo deverá conter, no máximo, 250 (duzentas e cinqüenta) palavras ou 15 linhas em espaço simples, parágrafo único e deverá expressar de forma concisa os pontos relevantes tratados no relatório final de estágio. Devem-se incluir palavras-chave após o resumo
2. ELEMENTOS  TEXTUAIS
Texto é parte do trabalho onde se expõe o conteúdo do relatório. A redação deve ser feita em linguagem impessoal, com parágrafos curtos, linguagem técnico-científica, com uma apresentação seqüencial e lógica.
A descrição das atividades desenvolvidas deve obedecer a seções específicas obedecendo a uma numeração progressiva.
2. 1 INTRODUÇÃO
Ao ler a introdução deve-se ter uma visão geral do conteúdo do relatório. A Introdução deve explicitar claramente o objeto de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a contextualização do problema de pesquisa, identificação, caracterização, e histórico da organização quando pertinentes.
2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Descrição breve da escola onde realizou o estágio, como histórico, localização, caracterização (turmas atendidas) e qualquer informação que achar pertinente. Descrever de forma objetiva, se achar relevante, os aspectos administrativos, a filosofia da escola, relacionamento com pessoas de diferentes níveis hierárquicos que observou, sempre tomando cuidado com os aspectos éticos envolvidos em tal abordagem.
É importante também situar a turma onde o estágio foi realizado, número de alunos e suas especificidades e as principais atividades realizadas, conforme planejamento prévio.
-Descrição das características do Estágio Supervisionado: em quantas horas foi realizado, quem era o supervisor na escola e o professor orientador na Instituição.
-Dizer qual o objetivo geral das atividades realizadas
-Dizer os objetivos específicos desenvolvidos durante o estágio.
2. 3 REFERENCIAL TEÓRICO
Relatar as bases teóricas (conhecimentos) que foram utilizadas para desempenhar as funções durante o Estágio Supervisionado (pode-se, inclusive, citar a(s) disciplina(s) que teve(iveram) maior impacto no desenvolvimento do trabalho, assim como se pode dizer a área do curso a qual pertencia o estágio – séries finais do ensino fundamental ou educação infantil). As referências bibliográficas citadas aqui devem constar na seção Referências Bibliográficas.
2. 4 METODOLOGIA
Descrever a metodologia utilizada para desempenhar as tarefas do estágio, ou seja, cada objetivo específico. Neste caso, é melhor enumerar os procedimentos utilizados e explicar cada um deles mais ou menos na ordem em que eram executados, e se necessário ressaltando a sua necessidade.
2.5 RESULTADOS E ANÁLISE
Resultados ou produtos alcançados no desenvolvimento do estágio.
Nesta seção, também podem ser colocadas as dificuldades técnicas encontradas e as formas como se contornaram esses problemas.
Informações ou documentos que sejam importantes, mas que “quebrem” a fluência do texto, devem ser colocadas em Anexos,como Anexo A, B, C etc.
2. 6 CONCLUSÃO
Principais conclusões alcançadas com o Estágio, ou seja, o significado dos dados mais relevantes observados ou coletados  na execução das atividades planejadas e/ou como as atividades foram importantes para a formação acadêmica do futuro educador, e/ou como as expectativas teóricas se comportaram na prática.
As conclusões devem ser baseadas em dados, ou melhor, o corpo do Relatório, principalmente a seção “Resultados e Análise”, deve fornecer os subsídios para as Conclusões.
3.  ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
3.1 CITAÇÕES
De acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, citação é a “menção no texto de uma informação extraída de outra fonte”. As citações devem ser usadas com o objetivo de apoiar e esclarecer idéias apresentadas no texto.
3.1.1 Citação direta
É a transcrição de um texto ou parte dele utilizando as próprias palavras do autor. Neste caso, a transcrição literal do texto será feita entre aspas. A citação direta pode ser registrada da seguinte forma:
Até 3 linhas: o registro deve ser feito normalmente no texto.
Ex.:  Azevedo (1873) justifica às mães “que somente entreguem seus filhos a amas mercenárias quando lhes for absolutamente impossível alimentá-las com seu próprio leite” (Azevedo, 1873, p. 68).
3.1.2 Citação indireta
É a reprodução das idéias do autor da fonte, usando palavras do autor do texto do relatório de estágio de tal forma que expresse o mesmo que o autor da fonte registrou no texto consultado. Considerando que a idéia registrada continua sendo do autor consultado, é necessário que se faça a citação da respectiva fonte.
Ex.: Mais um ano se passa, e em março de 1884 encontramos o artigo “Mortalidade das Crianças’. Desta vez, o periódico se posiciona radicalmente contra a mamadeira:
Chamo muito especialmente attenção das mãis para este facto: a amamentação por meio da mamadeira augmenta muito as probabilidades já tão numerosas de morte, na infância e, efetivamente, esse gênero de alimentação occasiona, mais que nenhum outro, as moléstias do estômago e dos intestinos, affecções de que succumbem muitas creanças. (A Mãi de Família, março, p. 6, 1884)
3.1.4 Citação de citação
É a menção de um documento ao qual o autor do relatório de estágio não teve acesso, e que está sendo referendado em seu relatório por citação em um outro trabalho. Só deverá ser usada quando da impossibilidade total de acesso ao documento original.
Na citação de citação devem ser registrados na seguinte ordem: o sobrenome do autor original seguido da expressão “citado por” e sobrenome do autor da obra consultada. Neste caso, na lista de referências bibliográficas deve ser relacionado somente o autor da obra consultada.
Ex.: Para Porter (citado por GOMES, 2001, p.23), a cadeia de valores de uma empresa e o modo como ela realiza atividades individuais são reflexos de sua história, de sua estratégia, de seu método de implantação da estratégia, e da economia que se faz das próprias atividades.
4. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
4.1 REFERÊNCIAS
A lista de referências inclui todas as fontes bibliográficas referenciadas ou citadas no texto do relatório, organizadas por ordem alfabética e seguindo as normas descritas neste documento.
4.1.1 Livro, relatório
AUTOR(ES). Título: subtítulo. Edição (se não for a primeira). Local: editora, ano, número de páginas. (Elementos complementares, se necessário).
TANAKA, E. Adobe Photoshop 4 for Windows 95. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 1997. 162 p. (Curso Básico e Rápido).
CORREA FILHO, F.C.L.; SÁ, A.M. Projeto Natividade. Goiânia: Convênio Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM)/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), 1980. 120 p. (Relatório técnico, v. 1).
4.1.2 Artigo em periódico
Autor(es). Título do artigo. Título do periódico, local, volume, número, páginas inicial e página final, mês, ano. Elementos complementares, se necessários.
FERREIRA, M.C. Análise espacial da densidade de drenagem em Sistema de Informação Geográfica através de um modelo digital de distâncias interfluviais. Geociências, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 7-22, 1999.
4.1.3 Documentos eletrônicos
A citação de documentos eletrônicos é feita de modo semelhante ao acima exposto, modificando a descrição do meio utilizado. Os exemplos ilustram os casos mais comuns.
a)Texto completo acessado na INTERNET
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente. SãoPaulo, 1999. v.1 Disponível em: . Acesso em: 8 mar.1999.
b)Artigo de periódico
CHARÃO, F. et al. Zoneamento ambiental dos banhados da Estação Ecológica do Taim, RS. Ciência Rural, v. 33, n. 1, p. 77-83, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384782003000100012&lng =en&nrm=isso>. Acesso em: 5 jun. 2003.
c)Homepage
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Três, 1984. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2001.
5. ANEXOS
Colocar informações ou documentos (fichas, formulários etc) utilizados em tarefas descritas no estágio que possam ser de interesse, mas não essenciais à compreensão do texto ou que causariam uma falta de fluência caso fossem inseridos no texto.
Cada anexo deve ser uma informação ou  documento distinto, vindo em uma folha diferente e numerado por A, B, C etc, assim como deve ter sido citado em algum lugar do texto principal – como o modelo das atividades aplicadas aos alunos ou alguma foto.
6. ORGANIZAÇÃO DOS ORIGINAIS
6.1 REDAÇÃO DO RELATÓRIO
Para a redação do relatório devem ser observados alguns requisitos mínimos:
-Uso de linguagem técnico-científica;
-Linguagem impessoal e direta (sujeito, verbo, predicados e complementos);
-Não usar pronomes e adjetivos pessoais (nosso, ele, ela, meu, etc);
-Estilo de fácil compreensão e transparente;
-Uso de parágrafos curtos;
-Lógica no encaminhamento das idéias: início, meio e fim.
6.2 TIPO E TAMANHO DE LETRA
Recomenda-se o uso da fonte Arial, tamanho 12.
Para citações longas, notas de rodapé, tabelas, quadros e ilustrações usar Arial, tamanho 9.
6.3 ENTRELINHAS
Para o texto corrido, espaço 1,5 ou duplo;
Para citações longas com mais de três linhas, fonte 10 e espaço simples;
Para os resumos, espaço simples;
Para referências bibliográficas, espaço simples e entre elas espaço duplo.
6.4 NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS
Numerar as páginas sequencialmente, com algarismos arábicos, no canto superior direito.
Conta-se a partir da folha de rosto, embora só devam ser numeradas a partir da segunda folha de texto, ou seja, folha imediatamente após a introdução.

Abaixo modelos (amplie para visualizar):

Capa e folha de rosto:


 Dedicatoria e sumário:
 Resumo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Quem sou eu

Minha foto
Profa Cristina e alunas/os do curso de Formação de Docentes do Núcleo de Dois Vizinhos - Paraná