MANUAL PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Curso: Formação de
Docentes
PROFESSORA
CRISTINA SCHUASTZ
1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1.1 CAPA
Parte externa do volume contendo a
identificação do trabalho, o nome da Instituição responsável, curso, tipo de
trabalho e título, o nome do estagiário, local e ano de apresentação.
1.2 FOLHA DE ROSTO
Folha principal de identificação
do trabalho, contendo os seguintes elementos: Instituição, autor, tema, nota
indicando a natureza do trabalho, local e data .
1.3 DEDICATÓRIA
Elemento opcional constitui-se na
homenagem a alguém (familiares, amigos ou outros). Apresenta-se em folha
distinta, sem titulação e formatada conforme Figura .
1.4 AGRADECIMENTOS
Devem ser mencionadas pessoas e/ou
instituições que colaboraram direta ou indiretamente para a realização das
atividades de estágio.
1.5 EPÍGRAFE
É opcional, e refere-se a uma
citação escolhida pelo autor para destacar em seu trabalho. Deve ser
apresentada entre aspas tendo abaixo a indicação de autoria.
1.6 SUMÁRIO
É a enumeração das principais
divisões ou seções do trabalho, na ordem em que a matéria nele se sucede.
As divisões são grafadas
exatamente como aparecem no texto .
1.7 RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
O resumo deverá conter, no máximo,
250 (duzentas e cinqüenta) palavras ou 15 linhas em espaço simples, parágrafo
único e deverá expressar de forma concisa os pontos relevantes tratados no
relatório final de estágio. Devem-se incluir palavras-chave após o resumo
2. ELEMENTOS TEXTUAIS
Texto é parte do trabalho onde se
expõe o conteúdo do relatório. A redação deve ser feita em linguagem impessoal,
com parágrafos curtos, linguagem técnico-científica, com uma apresentação
seqüencial e lógica.
A descrição das atividades
desenvolvidas deve obedecer a seções específicas obedecendo a uma numeração
progressiva.
2. 1 INTRODUÇÃO
Ao ler a introdução deve-se ter
uma visão geral do conteúdo do relatório. A Introdução deve explicitar
claramente o objeto de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a contextualização
do problema de pesquisa, identificação, caracterização, e histórico da
organização quando pertinentes.
2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Descrição breve da escola onde
realizou o estágio, como histórico, localização, caracterização (turmas
atendidas) e qualquer informação que achar pertinente. Descrever de forma
objetiva, se achar relevante, os aspectos administrativos, a filosofia da escola,
relacionamento com pessoas de diferentes níveis hierárquicos que observou,
sempre tomando cuidado com os aspectos éticos envolvidos em tal abordagem.
É importante também situar a turma
onde o estágio foi realizado, número de alunos e suas especificidades e as
principais atividades realizadas, conforme planejamento prévio.
-Descrição das características do
Estágio Supervisionado: em quantas horas foi realizado, quem era o supervisor
na escola e o professor orientador na Instituição.
-Dizer qual o objetivo geral das
atividades realizadas
-Dizer os objetivos específicos
desenvolvidos durante o estágio.
2. 3 REFERENCIAL TEÓRICO
Relatar as bases teóricas
(conhecimentos) que foram utilizadas para desempenhar as funções durante o
Estágio Supervisionado (pode-se, inclusive, citar a(s) disciplina(s) que
teve(iveram) maior impacto no desenvolvimento do trabalho, assim como se pode
dizer a área do curso a qual pertencia o estágio – séries finais do ensino
fundamental ou educação infantil). As referências bibliográficas citadas aqui
devem constar na seção Referências Bibliográficas.
2. 4 METODOLOGIA
Descrever a metodologia utilizada
para desempenhar as tarefas do estágio, ou seja, cada objetivo específico.
Neste caso, é melhor enumerar os procedimentos utilizados e explicar cada um
deles mais ou menos na ordem em que eram executados, e se necessário
ressaltando a sua necessidade.
2.5 RESULTADOS E ANÁLISE
Resultados ou produtos alcançados
no desenvolvimento do estágio.
Nesta seção, também podem ser
colocadas as dificuldades técnicas encontradas e as formas como se contornaram
esses problemas.
Informações ou documentos que
sejam importantes, mas que “quebrem” a fluência do texto, devem ser colocadas
em Anexos,como Anexo A, B, C etc.
2. 6 CONCLUSÃO
Principais conclusões alcançadas
com o Estágio, ou seja, o significado dos dados mais relevantes observados ou
coletados na execução das atividades
planejadas e/ou como as atividades foram importantes para a formação acadêmica
do futuro educador, e/ou como as expectativas teóricas se comportaram na
prática.
As conclusões devem ser baseadas
em dados, ou melhor, o corpo do Relatório, principalmente a seção “Resultados e
Análise”, deve fornecer os subsídios para as Conclusões.
3. ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
3.1 CITAÇÕES
De acordo com a ABNT – Associação
Brasileira de Normas Técnicas, citação é a “menção no texto de uma informação
extraída de outra fonte”. As citações devem ser usadas com o objetivo de apoiar
e esclarecer idéias apresentadas no texto.
3.1.1 Citação direta
É a transcrição de um texto ou
parte dele utilizando as próprias palavras do autor. Neste caso, a transcrição
literal do texto será feita entre aspas. A citação direta pode ser registrada
da seguinte forma:
Até 3 linhas: o registro
deve ser feito normalmente no texto.
Ex.: Azevedo (1873) justifica às mães “que
somente entreguem seus filhos a amas mercenárias quando lhes for absolutamente
impossível alimentá-las com seu próprio leite” (Azevedo, 1873, p. 68).
3.1.2 Citação indireta
É a reprodução das idéias do autor
da fonte, usando palavras do autor do texto do relatório de estágio de tal
forma que expresse o mesmo que o autor da fonte registrou no texto consultado.
Considerando que a idéia registrada continua sendo do autor consultado, é
necessário que se faça a citação da respectiva fonte.
Ex.: Mais um ano se passa, e em
março de 1884 encontramos o artigo “Mortalidade das Crianças’. Desta vez, o
periódico se posiciona radicalmente contra a mamadeira:
Chamo muito especialmente
attenção das mãis para este facto: a amamentação por meio da mamadeira augmenta
muito as probabilidades já tão numerosas de morte, na infância e, efetivamente,
esse gênero de alimentação occasiona, mais que nenhum outro, as moléstias do
estômago e dos intestinos, affecções de que succumbem muitas creanças. (A Mãi
de Família, março, p. 6, 1884)
3.1.4 Citação de citação
É a menção de um documento ao qual
o autor do relatório de estágio não teve acesso, e que está sendo referendado
em seu relatório por citação em um outro trabalho. Só deverá ser usada quando
da impossibilidade total de acesso ao documento original.
Na citação de citação devem ser
registrados na seguinte ordem: o sobrenome do autor original seguido da
expressão “citado por” e sobrenome do autor da obra consultada. Neste caso, na
lista de referências bibliográficas deve ser relacionado somente o autor da
obra consultada.
Ex.: Para Porter (citado por
GOMES, 2001, p.23), a cadeia de valores de uma empresa e o modo como ela
realiza atividades individuais são reflexos de sua história, de sua estratégia,
de seu método de implantação da estratégia, e da economia que se faz das
próprias atividades.
4. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
4.1 REFERÊNCIAS
A lista de referências inclui
todas as fontes bibliográficas referenciadas ou citadas no texto do relatório,
organizadas por ordem alfabética e seguindo as normas descritas neste
documento.
4.1.1 Livro, relatório
AUTOR(ES). Título: subtítulo.
Edição (se não for a primeira). Local: editora, ano, número de páginas.
(Elementos complementares, se necessário).
TANAKA, E. Adobe Photoshop 4 for
Windows 95. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 1997. 162 p. (Curso Básico e
Rápido).
CORREA FILHO, F.C.L.; SÁ, A.M.
Projeto Natividade. Goiânia: Convênio Departamento Nacional da Produção Mineral
(DNPM)/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), 1980. 120 p.
(Relatório técnico, v. 1).
4.1.2 Artigo em periódico
Autor(es). Título do artigo.
Título do periódico, local, volume, número, páginas inicial e página final,
mês, ano. Elementos complementares, se necessários.
FERREIRA, M.C. Análise espacial da
densidade de drenagem em Sistema de Informação Geográfica através de um modelo
digital de distâncias interfluviais. Geociências, São Paulo, v. 18, n. 1, p.
7-22, 1999.
4.1.3 Documentos eletrônicos
A citação de documentos
eletrônicos é feita de modo semelhante ao acima exposto, modificando a
descrição do meio utilizado. Os exemplos ilustram os casos mais comuns.
a)Texto completo acessado na
INTERNET
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do
Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente. SãoPaulo, 1999. v.1 Disponível em:
. Acesso em: 8 mar.1999.
b)Artigo de periódico
CHARÃO, F. et al. Zoneamento
ambiental dos banhados da Estação Ecológica do Taim, RS. Ciência Rural, v. 33,
n. 1, p. 77-83, 2003. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384782003000100012&lng
=en&nrm=isso>. Acesso em: 5 jun. 2003.
c)Homepage
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo:
Três, 1984. Disponível em: . Acesso em:
4 jun. 2001.
5. ANEXOS
Colocar informações ou documentos
(fichas, formulários etc) utilizados em tarefas descritas no estágio que possam
ser de interesse, mas não essenciais à compreensão do texto ou que causariam
uma falta de fluência caso fossem inseridos no texto.
Cada anexo deve ser uma informação
ou documento distinto, vindo em uma
folha diferente e numerado por A, B, C etc, assim como deve ter sido citado em
algum lugar do texto principal – como o modelo das atividades aplicadas aos
alunos ou alguma foto.
6. ORGANIZAÇÃO DOS ORIGINAIS
6.1 REDAÇÃO DO RELATÓRIO
Para a redação do relatório devem
ser observados alguns requisitos mínimos:
-Uso de linguagem
técnico-científica;
-Linguagem impessoal e direta
(sujeito, verbo, predicados e complementos);
-Não usar pronomes e adjetivos
pessoais (nosso, ele, ela, meu, etc);
-Estilo de fácil compreensão e
transparente;
-Uso de parágrafos curtos;
-Lógica no encaminhamento das
idéias: início, meio e fim.
6.2 TIPO E TAMANHO DE LETRA
Recomenda-se o uso da fonte Arial,
tamanho 12.
Para citações longas, notas de
rodapé, tabelas, quadros e ilustrações usar Arial, tamanho 9.
6.3 ENTRELINHAS
Para o texto corrido, espaço 1,5
ou duplo;
Para citações longas com mais de
três linhas, fonte 10 e espaço simples;
Para os resumos, espaço simples;
Para referências bibliográficas,
espaço simples e entre elas espaço duplo.
6.4 NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS
Numerar as páginas
sequencialmente, com algarismos arábicos, no canto superior direito.
Conta-se a partir da folha de
rosto, embora só devam ser numeradas a partir da segunda folha de texto, ou
seja, folha imediatamente após a introdução.
Abaixo modelos (amplie para visualizar):
Capa e folha de rosto:
Resumo:
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